sábado, 17 de dezembro de 2011

A formatura

Para arrebatar a solidão nesta linda noite de sábado, me lembrei de que há dias não escrevo nada por aqui. Na verdade, a Bruna não esteve em Campinas desde o dia da maravilhosa notícia de que praticamente todos os nódulos haviam sumido. Agora, faltam dois dias para a penúltima sessão de quimioterapia
Ontem a amiga Sônia Souza disse algo que me motivou a vir aqui contar sobre este fato. Na quinta-feira, dia 15 de dezembro, minha irmã Bruna formou-se na 8ª série do Ensino Fundamental pelo Colégio Vencer - Objetivo. A participação dela na formatura não poderia ter sido mais emocionante. 
Pra começar, tio Dani arrebentou no seu discurso. As lágrimas já começaram a cair dos olhos quando ele falou sobre ela. Nada do que disse foi mentira. A Bui é sim um exemplo de fé, persistência, e todos os outros adjetivos conferidos a uma pessoa que sabe lutar pela vida com ousadia.
Pra terminar (ou começar) esse turbilhão de emoções, a Bruna era a oradora da turma. Acho que ela não vai se importar se eu colocar o discurso belíssimo dela aqui. 

"Boa noite a todos. Primeiramente, gostaria de começar esse discurso agradecendo meus colegas pela confiança que tiveram em me escolher para representá-los esta noite e dizer que me sinto muito feliz e honrada por estar aqui.
            Tenho certeza que a maioria de nós está muito contente em chegar até aqui, o final do Ensino Fundamental. Nossa caminhada foi longa e cansativa, tanto pra nós quanto para os professores, mas conseguimos vencer a batalha. Porém, a guerra ainda não; temos o Ensino Médio e a Faculdade pela frente. Mas nisso pensaremos depois.
            Não tenho palavras para demonstrar o que vocês são para mim. Amigos? Colegas? Irmãos? Companheiros de todas as manhãs? Anjos? Creio que a ultima opção caracteriza melhor vocês... Porque anjos são seres que nos protegem, nos animam, nos dão carinho e amor. Foi exatamente isso que fizeram durante todos esses anos comigo,especialmente nesse.
            Durante esse ano, passei por vários momentos delicados na minha vida e não teria conseguido chegar até aqui, forte e de cabeça erguida como estou, se não fosse pela ajuda de vocês meus colegas, dos professores e principalmente da minha família.
Toda a paciência, a cautela e a preocupação de vocês comigo me fizeram sentir muito mais importante. Dizer muito obrigado seria pouco pelos gestos pequenos, porém cheios de significado. São essas pequenas coisas que tornam a nossa vida muito mais prazerosa meus amores.
Sempre quando faço as minhas orações não me esqueço de pedir a Deus que preserve a amizade de vocês na minha vida e para que Ele lhes dê muita saúde pra que continuem iluminando mais e mais pessoas pela vida a fora.
Pessoas normais não são capazes de abrir mão da própria vaidade e cortar seus cabelos ou sair usando lenços na cabeça, escolher outra pizza no cardápio ou ir a outro lugar para satisfazer a minha necessidade. Pessoas normais não têm o coração tão gigante como vocês têm, somente pessoas especiais. 
             Nem quando estiver bem velhinha vou esquecer-me dessa sala, dessas pessoas, desses anjos.
            Aos professores, nosso agradecimento pelas noites de sono mal dormidas, pelos feriados perdidos fazendo nossas provas. Muito obrigada!
            As nossas famílias, obrigada pela paciência, pelo carinho. A minha família as palavras engasgadas de agradecimento pelo amparo de todos os dias, pelo imenso amor que foi depositado em mim. Sem vocês, eu me arrisco a dizer que não estaria aqui hoje.
            Saibam que amo demais vocês, muito mesmo! Sempre terão a mim por perto pra ajudar, onde quer que estejam.
            Boa sorte aos colegas do 3º ano, que também fizeram parte da minha vida neste ano. Tenho certeza que conseguirão escrever uma bela história daqui pra frente.
            Muito obrigada a todos. Espero um dia poder retribuir tudo, tudo mesmo o que fizeram por mim. Eu amo vocês!"

Engasgada foi eu quem ficou depois de ouvir tudo isso. Não só eu como a maioria dos presentes: professores, amigos, família, pessoas com quem nem temos tanto contato. E a demonstração de afeto maior veio quando minha irmã, emocionada em falar aos colegas, professores e familiares presentes, deixou a emoção falar mais alto. As pessoas que estavam ali ficaram de pé e também com muitas lágrimas nos olhos, aplaudiram toda a força e determinação deste pequeno ser. Imaginava tudo, menos que esse momento aconteceria na formatura. Foi realmente muito emocionante. 
Ainda não tenho fotos oficiais e nem muito boas. Vou postar algumas aqui só pra vocês verem o quanto ela estava linda!








Um comentário: